Câmara Municipal de Vereadores de Ronda Alta está entre uma das mais transparentes do Estado

por viviane — publicado 22/10/2015 14h10, última modificação 22/10/2015 17h22
Classificação coloca o Poder Legislativo em 26ª entre as 497 câmaras municipais do Rio Grande

Na última terça-feira, 20, o presidente do Legislativo de Ronda Alta Luiz Antonio Gadini e o prefeito Miguel Angelo Gasparetto estiveram em Porto Alegre, no auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público Estadual para receber o diploma de menção honrosa e o selo digital para o site pela boa prática de transparência que desenvolve. O município que possui hoje, 10.633 habitantes segundo estimativas do IBGE de 2014, teve 86,63 de pontuação em um total de 100, classificando como 26ª Câmara mais transparente do Estado gaúcho.

A cerimônia contou com a participação dos 76 Executivos e 60 Legislativos municipais que adotaram iniciativas para ampliar a divulgação de informações à sociedade. “Participar de uma cerimônia onde vemos os bons exemplos com o serviço público no Estado nos enche de esperança para um país onde exista mais de boa política e respeito com o dinheiro público.” Ressaltou o presidente Gadini.

A Câmara hoje disponibiliza pela internet informações sobre os projetos que são enviados do Executivo para votação e suas devidas tramitações, os pareceres dos vereadores sobre cada um dos projetos, atas das Sessões, informações sobre outras legislaturas, pauta da Sessão, contatos dos vereadores, gastos públicos e ações que são desenvolvidas na Casa Legislativa, entre outros. Além dessas informações citadas, a Câmara também disponibiliza em seu site, o qual pode ser acessado pelo endereço http://www.rondaalta.rs.leg.br/ uma plataforma que transmite as Sessões ao vivo nas terças-feiras, possibilitando quem está em casa e que tenha acesso a internet ouvir a votação e os pronunciamento dos vereadores.

Segundo o TCE o prêmio pode ser revogado nos casos em que as informações exigidas para fins de premiação deixarem de ser exibidas no portal de forma atualizada.