Notícias

por Programa Interlegis — publicado 26/11/2014 09h00, última modificação 13/07/2017 16h45
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Informativo do Poder Legislativo de Ronda Alta

por silvia — publicado 29/03/2017 15h24, última modificação 29/03/2017 15h24

    Os vereadores rondaltenses reuniram-se em mais uma sessão plenária ordinária ocorrida na noite de terça-feira, 28 de março. Sob a presidência do vereador Vitor Roque Cavazini e secretariada pelo 1º secretário Carlos Roberto Gavioli, o encontro reuniu ainda os vereadores Antão Lindomar Pavoski, Eliomar José Rigo, José Fontana, Luiz Antônio Gadini, Moacir Orbak,  Sidnei  Nayssinho e Silvanio Roque Lucca.
     Após a abertura dos trabalhos o presidente colocou em apreciação a ata da sessão anterior a qual foi aprovada por unanimidade e sem ressalvas.
     Na ordem do dia os projetos que seriam votados na noite foram amplamente discutidos, oportunidade em que todos os vereadores fizeram uso da palavra e expressaram suas opiniões. Após a discussão foram aprovados por unanimidade os seguintes Projetos de Lei: Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 007, de 10 de fevereiro de 2017, que “autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro, sob a forma de subvenção, à Rádio Comunitária Navegantes de Ronda Alta e dá outras providências”; Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 009, de 13 de março de 2017, que “autoriza o Município de Ronda Alta a firmar convênio com o Hospital Comunitário Sarandi e dá outras providências” e Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 010, de 13 de março de 2017, que “denomina ruas do Loteamento Carlot e dá outras providências”.
     Não houve grande expediente.
     A próxima sessão plenária ordinária será realizada na terça-feira, dia 11 de abril, às 19h. Participe e fique por dentro do trabalho que vem sendo realizado em prol da população de Ronda Alta.

Vereadores realizam mais uma sessão plenária ordinária

por silvia — publicado 13/04/2017 16h44, última modificação 13/04/2017 16h44

   Na noite da última terça-feira, 11 de abril, ocorreu mais uma sessão plenária ordinária do Legislativo rondaltense. Sob a presidência de Vitor Roque Cavazini e secretariada pelo vereador Carlos Roberto Gavioli, o encontro contou ainda com a presença dos vereadores Antão Lindomar Pavoski, Eliomar José Rigo, José Fontana, Luiz Antônio Gadini, Moacir Orbak, Sidnei  Nayssinho e Silvanio Roque Lucca.
     Antes de declarar aberta a sessão, o presidente passou a palavra ao vice-prefeito e atual Secretário Municipal de Educação e Desporto, Odemar Paulo Raimondi, que apresentou aos nobres vereadores e público presente a prestação de contas de sua secretaria, com destaque às melhorias nas escolas, transporte escolar, transporte universitário, merenda escolar, dentre outros.
    Ao dar abertura aos trabalhos da noite, o presidente da Casa colocou em apreciação e votação a ata nº. 011/2017, referente à sessão plenária ordinária, realizada no dia 28 de março passado, a qual, após lida e oportunizada sua discussão, foi aprovada por unanimidade e sem ressalvas.
  No expediente ocorreu a leitura das seguintes matérias: convite da Emater/Ascar-RS, juntamente com a Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Ronda Alta e Câmara Municipal de Vereadores, para o “1º Jantar do Peixe de Ronda Alta”, a realizar-se no dia 20 de abril de 2017, no Esporte Clube Brasil, às 20h; Ofício da Administração nº. 008/2017, de 29 de março de 2017, subscrito pelo Secretário Municipal de Administração, senhor Aldair Paulo Pasquetti, solicitando ao Poder Legislativo a indicação de um membro titular e um suplente para fazer parte da comissão de estudo e adequação do Plano de Carreira dos Servidores Públicos do Quadro Geral do Município de Ronda Alta - RS; Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 011, de 07 de abril de 2017, que “acrescenta dispositivos a Lei Municipal nº. 1.368/2006 e dá outras providências” e Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 012, de 07 de abril de 2017, que “autoriza a contratação temporária de 01 (um) professor de libras e dá outras providências”.
   Na ordem do dia foi decido que o vereador José Fontana será o membro titular e o vereador Silvanio Roque Lucca o membro suplente do Poder Legislativo, para integrar a comissão de elaboração e adequação do Plano de Carreira dos Servidores Públicos do Quadro Geral do Município de Ronda Alta - RS.
   Não houve grande expediente.
   A próxima sessão plenária ordinária será realizada na terça-feira, dia 18 de abril, às 19h. Participe e fique atualizado acerca do trabalho que vem sendo desenvolvido em benefício da comunidade rondaltense.

Presidente Vitor pede providências à CORSAN

por silvia — publicado 19/04/2017 14h55, última modificação 19/04/2017 14h53

   O presidente do Legislativo rondaltense, Vitor Roque Cavazini, sempre preocupado com o bem-estar da população, visitou, na manhã de quarta-feira, 19 de abril, o Escritório Regional da CORSAN em Sarandi. Acompanhado pelo colega de bancada, vereador José Fontana, Vitor solicitou providências urgentes em relação aos danos causados nas vias públicas ocasionados pela abertura de valas para o conserto da tubulação de água. Trata-se de um problema antigo que causa uma série de transtornos para o nosso comércio e moradores em geral.  
    Os representantes do município foram recebidos pelo Chefe da CORSAN, Vanderlei José Perin, que anotou a reivindicação e se comprometeu a resolver a situação o mais rápido possível.

Informativo da Câmara Municipal de Vereadores de Ronda Alta

por silvia — publicado 15/05/2017 15h53, última modificação 15/05/2017 15h53

    Os vereadores de Ronda Alta reuniram-se para mais uma sessão plenária ordinária na noite de terça-feira, 9 de maio. Antes de iniciar a sessão, o presidente do Legislativo, vereador Vitor Roque Cavazini cedeu espaço aos representantes da EMATER, Marli Terezinha Bernardi, e Douglas Campigotto, que prestaram esclarecimentos acerca do trabalho prestado pela entidade no município.
    Após a breve e esclarecedora explanação, o presidente declarou aberta a 14ª sessão plenária ordinária, sendo secretariada pelo 2º secretário, Luiz Antônio Gadini, e a presença dos vereadores: Antão Lindomar Pavoski, Eliomar José Rigo, José Fontana, Moacir Orbak, Roque Arlene de Couto, Sidnei  Nayssinho e Silvanio Roque Lucca.
Após declarar aberta a sessão o presidente tomou o compromisso legal do 1º suplente de vereador da ‘Coligação Frente Rondaltense’, Roque Arlene de Couto, que na ocasião assumia Cadeira no Legislativo Municipal, com a licença temporária do vereador Carlos Roberto Gavioli, e ainda não compromissado. O suplente foi ladeado até a Mesa Diretora para prestar seu compromisso legal pelos edis Antão Lindomar Pavoski e Silvanio Roque Lucca. Após, procedeu-se a apreciação e votação da ata nº. 014/2017, referente à sessão plenária ordinária realizada no dia 25 de abril, a qual, após lida e oportunizada sua discussão, foi aprovada por unanimidade.
    No expediente foram lidas as seguintes matérias: Pedido de licença, por interesse de foro íntimo, do vereador Carlos Roberto Gavioli, nos dias 08, 09 e 10 de maio; Resolução nº. 003/2017 concedendo licença ao vereador Carlos Roberto Gavioli; Resolução nº. 004/2017 convocando o 1º suplente de vereador da Coligação Frente Rondaltense, Roque  Arlene  de Couto; convite da Secretaria  Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde para a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher, a realizar-se no dia 16 de maio de 2017,  às 13h, no Esporte Clube Brasil; as Indicações de números 001 e 002/2017, de autoria da Bancada de Oposição, propondo a canalização pluvial e pavimentação da Rua Paulo Sobrinho Celso, no loteamento de Luiz Paulo Celso, no Bairro Ipiranga, bem como, indicando ao senhor Prefeito Municipal que interceda junto aos proprietários de lotes urbanos que ainda não possuem passeio público, que providenciem a construção ou que seja executado pelo munícipio, lançando-se o valor correspondente no respectivo cadastro para posterior cobrança; Ofício do Gabinete de nº. 097, de 05 de maio de 2017; através do qual é reapresentado, com as adequações pertinentes; o Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 011/2017, que “acrescenta dispositivos a Lei Municipal nº. 1.368/2006 e dá outras providências”, solicitando-se seu regular seguimento; Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 014, de 03 de maio de 2017, que “altera nível de vencimento, descrição sintética e atribuições do cargo de provimento efetivo de Técnico em Informática, constante na Lei Municipal nº. 579, de 28/02/2010 e Lei Municipal nº. 1.535, de 12/05/2010 e dá outras providências”; Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 015, de 05 de maio de 2017, que “altera o Anexo I da Lei Municipal nº. 579, de 28 de fevereiro de 1992, que trata da Classificação de Cargos dos Servidores Públicos Municipais, Estabelece Normas de Enquadramentos, Institui Tabela de Vencimentos, cria Gratificação Especial e Função Gratificada e dá outras providências” e Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 016,  de 05 de maio de 2017, que “altera o art. 1º. da Lei Municipal nº. 1.729/2014 e dá outras providências.
    As manifestações dos vereadores que ocuparam a tribuna do grande expediente encontram-se registradas no sistema de som da Câmara Municipal, dentre elas, do suplente de vereador Roque Arlene de Couto. Na ordem do dia não constaram matérias em pauta para apreciação.
     A próxima sessão plenária ordinária será realizada na terça-feira, 16 de maio, às 19h. Participe e fique por dentro do trabalho que os vereadores vêm desenvolvendo em benefício da comunidade rondaltense.

Audiência pública de apresentação do RREO

por silvia — publicado 25/05/2017 14h43, última modificação 25/05/2017 14h43

  Na manhã desta quinta-feira, 25 de maio, os Poderes Executivo e Legislativo realizaram audiência pública de apresentação do RREO (Relatório Resumido de Execução Orçamentária) e cumprimento de Metas Fiscais referentes ao 1º quadrimestre (janeiro a abril) de 2017, e elaboração do PPA (Plano Plurianual) relativo ao quadriênio 2018/2021.
 O encontro aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores.



Vem aí a 2ª Edição do Vereador Mirim

por silvia — publicado 30/05/2017 16h56, última modificação 30/05/2017 16h56

    Na manhã de terça-feira, 30 de maio, a comissão organizadora da 2ª Edição do projeto Vereador Mirim, formada pelos vereadores Vitor Roque Cavazini, Eliomar José Rigo (Chico Rigo), Luiz Antônio Gadini (Tonho) e Carlos Roberto Gavioli (Carlinhos), reuniu-se com professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mem de Sá, oportunidade em que iniciaram as tratativas referentes a escolha dos vereadores mirins e seus suplentes.
   Estes encontros serão realizados com todas as escolas das redes Municipal e Estadual de Ensino que atendem alunos do 8º e 9º anos. A próxima reunião será terça-feira, dia 6 de junho.

 

Informativo da Câmara de Vereadores de Ronda Alta

por silvia — publicado 31/05/2017 15h42, última modificação 31/05/2017 15h42

Informativo da Câmara de Vereadores de Ronda Alta

Na noite de terça-feira, dia 30 de maio, foi realizada mais uma sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Ronda Alta.

Expediente
Foi feita a leitura das seguintes matérias: Ofício nº. 013, de 30 de maio de 2017, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, “solicitando ao Poder Legislativo a indicação de um membro suplente e um titular, para compor a  comissão de trabalho com vista a criação do Plano Diretor do Município”;  Ofício de Gabinete nº. 122, de 25 de maio de 2017, através do qual é apresentado o Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 019/2017, que “trata do Plano Plurianual - PPA, para o quadriênio 2018-2021, requerendo-se sua regular tramitação e aprovação”; Ofícios de Gabinete números 120,124 e 125/2017, reportando-se aos Pedidos de Informações da Bancada de Oposição de números 002, 003 e 004/2017;  Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 019, de 25 de maio de 2017, que ‘dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2018-2021 e dá outras providências’.

Ordem do dia
Foi deliberado que o vereador Vitor Roque Cavazini será o membro titular e o vereador Silvanio Roque Lucca o membro suplente para compor a comissão de elaboração do Plano Diretor do Município.
A próxima sessão será realizada na terça-feira, dia 13 de junho, às 19h.

Confira a seguir as manifestações do grande expediente:

Chico Rigo disse que “a justiça deveria ser igual para todos”
O vereador Chico Rigo iniciou falando sobre o Projeto Vereador Mirim, quando demonstrou sua satisfação de poder dar continuidade a este projeto iniciado em 2013 e destacou a importância da participação dos jovens na política. Falou também sobre a importância dos partidos políticos e deu a sua opinião acerca do que vem ocorrendo no país: “eu gostaria que aqueles que falaram tanto do PT se manifestassem acerca do que o presidente Temer vem fazendo. Ele vem tendo atitudes de ditador. A mudança do Ministro da Justiça já refletiu dentro da Polícia Federal e do Supremo. Não tenho dúvidas de que irão se manter no governo. Então faço a pergunta: será que é o PT o problema do Brasil?” Ao concluir, Chico Rigo disse que a justiça deveria ser para todos, mas não é o que se vê, pois as decisões têm um lado sim, destacou a falta de preparo do Juiz Sérgio Moro ao interrogar o ex-presidente Lula e finalizou dizendo que quem merece deve ser punido.

Antão Lindomar Pavoski falou sobre a corrupção no Brasil
Antão Pavoski falou a recontratação dos agentes comunitários de saúde, que haviam sido demitidos sem explicações, e demonstrou que ficou satisfeito, pois são profissionais que fazem um ótimo trabalho. Comentou sobre as mudanças no nível de insalubridade dos funcionários, lembrando que antigamente os servidores entraram na justiça e ganharam a causa. Disse que peritos podem se enganar e dar conflito de dados e gostaria de saber porque o prefeito não tomou a medida de descontar ainda no ano passado, logo depois que saiu o resultado: “o prefeito deveria ter tomado estas medidas antes das eleições, já que os pareceres dos peritos e do Tribunal de Contas saíram ainda no ano passado, por que não fez?” Antão finalizou seu discurso falando sobre a roubalheira no país, disse que deveria ter votado em branco nas últimas eleições para presidente, que Dilma maquiou a situação do país para passar boa imagem antes do pleito, que quem não deve não teme e que gostaria de ouvir os companheiros de Lula e Dilma assumirem que ambos são ladrões, assim como os demais.

“Cada vez me convenço mais que a Dilma foi destituída de forma brutal”, destacou Silvânio Lucca
Ao utilizar a tribuna, o vereador Silvânio Lucca comentou sobre os prejuízos causados na área agrícola, propriedades rurais e estradas, causados pelo excesso de chuvas. Falou sobre laudo de insalubridade dos funcionários lembrando que devem ser feitos ajustes, a exemplo do que já ocorreu em administrações passadas. Sobre a política nacional, Lucca enfatizou que foi formada uma quadrilha para tirar uma presidente legítima e que até agora nada foi provado contra ela, que inclusive foi pressionada para barrar investigações de corrupção que há anos corrói o Brasil. Disse ainda que alguns parlamentares, inclusive o presidente Temer, querem a troca de comando na PF justamente para barrar a Lava Jato “mas, por que barrar a investigação se o interesse é acabar com a corrupção? Cada dia que passa me convenço mais que a nossa presidente foi destituída de forma brutal. Se ela tivesse a oportunidade de concluir seu governo, ela iria sim limpar este país. Falam tanto do PT, mas se não votássemos neles, iríamos votar em quem? Naquele que construiu aeroporto em terras da família? Naquele que desviou R$ 2 milhões recentemente? Acho que precisamos analisar em quem acreditar neste momento”.

José Fontana destacou que Dilma, Lula e Temer tentaram sim barrar a Lava Jato
O vereador José Fontana iniciou comentando a falta de sensibilidade do Poder Público no que diz respeito ao atendimento na área da saúde, destacando que na segunda-feira, perto das 13h30min, mais de 40 pessoas se aglomeravam em frente à Clínica Municipal aguardando atendimento, e solicitou que esta atitude seja revista e que o local fique aberto para abrigar da chuva e do frio estas pessoas que precisam de atendimento. Sobre a situação do país, Fontana acredita que Temer irá cair pelo processo eleitoral. Disse ainda que Lula, Dilma e Temer tentaram sim barrar a Lava Jato, e que a verdade deve ser dita. Lembrou do Movimento Fora Dilma, a maior manifestação do Brasil, ocorrido de maneira pacífica, ao contrário do que aconteceu recentemente em Brasília, quando houve destruição do patrimônio público: “o pior foi ouvir pessoas dizendo que os baderneiros que estavam lá foram infiltrados pelo governo para criar tumulto. Isso é subestimar a inteligência das pessoas. O que houve lá foi baderna sim, e isso mostra a diferença que tem entre quem queria o Fora Dilma e quem quer o Fora Temer. As manifestações devem ser feitas com respeito para que sejam respeitadas”.

Tonho disse que “é preciso ter prova documental para condenar alguém, não apenas suposições”
Ao usar a palavra, o vereador Tonho Gadini destacou que gostou do retorno do projeto Vereador Mirim, pois é preciso trabalhar a importância da política na vida das pessoas. “Hoje político é sinônimo de falcatrua, ladrão, conceito este vendido pela grande mídia, que historicamente foi contra o Partido dos Trabalhadores, sendo que é a melhor forma de se dizer ‘colocamos todo mundo no mesmo saco’. Tem sim ladrão em todos os partidos, mas até que não apareçam provas documentais de que foi o Lula ou foi a Dilma que fizeram, eu irei continuar defendendo os dois. Devem haver provas documentais, não suposições. Contra Aécio Neves existem provas, essa é a diferença”. Tonho comentou ainda sobre o laudo de insalubridade dos funcionários, que sempre foi sindicalista e que sempre estará ao lado dos funcionários, desde que seja dentro da lei. Concluindo, falou sobre os protestos Fora Dilma, que foram tranquilos sim, mas que eram puxados por Aécio Neves e tantos outros que já há provas de que roubaram e estavam lá no movimento contra a corrupção.

“Só quem não enxerga mesmo para defender esta quadrilha”, destacou o vereador Moacir
O vereador Moacir Orbach também utilizou o grande expediente, quando falou sobre a situação dos agricultores devido às fortes chuvas dos últimos dias. Destacou os problemas enfrentados na Rua Belo Horizonte que está cheia de buracos e da estrada que dá acesso ao Matadouro Ataíde, que está em situação absurda, sendo que o trabalho não foi feito da maneira correta. Sobre a Belo Horizonte, Motcho disse que fez um pedido ao deputado Sossella para que o meio do asfalto seja fechado em forma de rótula, o que irá oportunizar mais segurança aos usuários. Disse ainda que o funcionário do DAER, Pedro Wesphalen, garantiu que esta melhoria será realizada. Sobre a política nacional, lembrou de quando era do Partido dos Trabalhadores quando ele e o colega Antão diziam que quem roubasse eles mesmos iriam prender. “A fazenda do coronel deveria ser invadida, porque até hoje não ficou esclarecido de quem é, e se não é de ninguém pra que deixar tanto dinheiro público desperdiçado? Só quem não enxerga mesmo para defender essa quadrilha. Isso é um absurdo”.

Vitor Roque Cavazini pediu mais incentivo aos agricultores
O presidente do legislativo, Vitor Roque Cavazini iniciou falando sobre o projeto Vereador Mirim, sua importância e que tal iniciativa possibilita que os jovens aprendam desde cedo a melhor maneira de fazer o bem para as pessoas. Falou sobre a quantidade de chuva dos últimos dias, causando prejuízos na cidade e interior. Lembrou que os poderes vão em busca de recursos para o município, mas que é preciso também buscar recursos para melhorar as propriedades do interior, pois o prejuízo foi grande. Sobre a justiça, Vitor disse que é possível perceber sim as diferentes formas de tratamento. Na questão política, o vereador destacou que cada governo tem seus interesses próprios, alguns anistiam dívidas de outros países e esquecem dos estados, municípios e produtores rurais. Falou ainda que foram criados vários programas sociais, mas que isso não é desculpa para roubar do povo como vem acontecendo. Criticou quem defende dizendo sobre falta de provas, destacando que estas são evidentes, pois há políticos eleitos pela população que em 10 anos enriqueceram junto com suas famílias. Disse ainda que é preciso ter a consciência limpa e o poder de cobrar dos corruptos que devem pedir perdão ao povo brasileiro e devolver o que roubaram da população brasileira. Concluindo, o presidente manifestou seu total apoio aos funcionários no que se refere ao laudo de insalubridade. 

Vereadores reúnem-se em sessão ordinária

por silvia — publicado 14/07/2017 10h55, última modificação 14/07/2017 10h55

Os vereadores rondaltenses reuniram-se para mais uma sessão plenária ordinária, ocorrida na noite de terça-feira, 13 de junho. Na oportunidade, o presidente da Casa, vereador Vitor Roque Cavazini, após constatar o número regimental de vereadores no plenário, abriu os trabalhos com a leitura, apreciação e votação da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade.
Em seguida, durante o expediente, foram lidas as seguintes matérias: Ofícios de números 148 e 152, da Secretaria Municipal de Saúde, datados, respectivamente, de 23 de maio e 05 de junho de 2017, através dos quais segue anexo os documentos  correspondentes ao Monitoramento de Gestão em Saúde - MGS, referente ao primeiro quadrimestre de 2017 e os documentos correspondentes ao Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão - SARGSUS, do primeiro quadrimestre de 2017, solicitando-se permissão para suas apresentações na sessão plenária ordinária do dia 20 de junho próximo;  Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 020, de 09 de junho de 2017, que “autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com garantia da União e dá outras providências”; Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 021, de 09 de junho de 2017, que “dispõe sobre a adoção de praças, parques e áreas verdes no município e dá outras providência” e Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 022, de 09 de junho de 2017, que “autoriza o município de Ronda Alta a receber imóvel em doação”.
Na ordem do dia foram apreciados e aprovados por unanimidade os Projetos de Leis do Executivo Municipal  nºs 016, de 05 de maio de 2017, que “altera o art. 1º da Lei Municipal nº. 1.729/2014 e dá outras providências” e 017, de 12 de maio de 2017, que “altera a redação do art. 14 da Lei Municipal nº. 1.161/2001, que ‘instituiu o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Ronda Alta – RS”. O Projeto de Lei  nº. 017/2017 foi aprovado com as correções apontadas  pela Comissão de Constituição e Justiça no seu parecer.
No decorrer do pequeno expediente os vereadores tiveram a oportunidade de discutir acerca da realização da próxima FECIATRA, que está prevista para acontecer no mês de maio de 2018. Na ocasião, todos apresentaram sugestões e apontaram pontos positivos e negativos das edições anteriores, destacando a importância do evento para o município, bem como a necessidade de sua reformulação.
A próxima sessão plenária ordinária será terça-feira, dia 20 de junho, às 19h. Participe e fique por dentro do trabalho que vem sendo desenvolvido em prol do seu município.

 

Poder Legislativo realiza mais uma sessão ordinária

por silvia — publicado 28/06/2017 10h49, última modificação 28/06/2017 10h49

    Durante a sessão plenária ordinária realizada na noite de terça-feira, dia 27 de junho, sob a presidência do vereador Vitor Roque Cavazini, os vereadores rondaltenses apreciaram e aprovaram por unanimidade a ata da sessão anterior e os seguintes projetos de lei do Executivo Municipal:
   Projeto nº 019, de 25 de maio de 2017, que “dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2018-2021 e dá outras providências”.
     Projeto nº 021, de 09 de junho de 2017, que “dispõe sobre  a adoção de praças, parques e áreas verdes no município de Ronda Alta e dá outras providências”.
     Projeto nº 024, de 16 de junho de 2017, que “inclui Programa no PPA, na LDO, abre crédito especial e aponta recursos no Orçamento Municipal”. Este último trata-se de projeto de lei para criar condições orçamentárias para aplicação de recursos provenientes de emenda parlamentar na ordem de R$ 100 mil, que serão utilizados na aquisição de equipamentos para estruturação da rede de serviços da saúde. A referente emenda foi liberada pelo Deputado Federal e atual Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, por intermédio do vereador Vitor Roque Cavazini.
     A próxima sessão plenária ordinária será realizada na terça-feira, dia 11 de julho, às 19h. Participe e fique por dentro do trabalho que vem sendo realizado em benefício da população rondaltense.  

 

Informativo da Câmara de Vereadores de Ronda Alta

por silvia — publicado 12/07/2017 15h45, última modificação 12/07/2017 22h36

Na última terça-feira, 11 de julho, foi realizada mais uma sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Ronda Alta, presidida pelo vereador Vitor Roque Cavazini e secretariada pelo 1º secretário, Carlos Roberto Gavioli. Antes de abrir a sessão, que contou ainda com a participação dos vereadores Antão Lindomar Pavoski,  Eliomar José Rigo, Luiz Antonio Gadini, José Fontana, Moacir Orbak,  Sidnei Nayssinho e Silvanio Roque Lucca, o presidente Vitor fez uma breve homenagem à família Vargas, que recentemente perdeu seu ente querido, Sr. José Pedro Vargas, e pediu um minuto de silêncio em sua memória.
Prosseguindo os trabalhos, foi realizada a leitura do Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 026, de 07 de julho de 2017, que “autoriza a contratação temporária de 01 (um) psicólogo e dá outras providências” e da Mensagem Retificativa ao Projeto de Lei nº. 020/2017, que “autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com garantia da União e dá outras providências”.
Em seguida foi apreciado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 023, de 13 de junho de 2017, que “autoriza a adesão do município de Ronda Alta ao Programa Nacional de Melhoria de Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ, Cria Núcleo de Apoio a Atenção Básica - NAAB, autoriza a contratação emergencial de pessoal por tempo determinado para atender necessidade de excepcional interesse público e dá outras providências”.
Durante o pequeno expediente os vereadores Moacir Orbak, Eliomar José Rigo, Sidnei Nayssinho, Carlos Roberto Gavioli e o presidente Vitor Cavazini parabenizaram todos os envolvidos na instalação da Casa de Acolhimento de Idosos Solar Santa Ana, destacaram a importância daquele local para a comunidade e pediram a colaboração da comunidade para a sua manutenção.

Em seguida, no grande expediente, ocorreram os seguintes pronunciamentos:

Luiz Antônio Gadini falou sobre as isenções fiscais no estado
Tonho Gadini parabenizou os envolvidos no processo de instalação do Solar Santa Ana e solicitou a colaboração da comunidade para a sua manutenção. Comentou sobre emenda liberada pelo Deputado Paulo Pimenta, no valor de R$ 150 mil, que estão empenhados para a área da saúde. Teceu duras críticas acerca da maneira como a Reforma Trabalhista vem sendo conduzida e finalizou comentando sobre a caixa preta das isenções fiscais para grandes empresas no estado do Rio Grande do Sul, situação que precisa ser revista, pois chegam a R$ 9 bilhões por ano, que poderiam ser investidos na melhoria da educação, da segurança pública, entre outros setores.

Antão Pavoski criticou o fato de Michel Temer permanecer na presidência
O vereador Antão manifestou seu pesar pelo falecimento do Sr. José Pedro Vargas, lembrando que ele, juntamente com sua família, ajudou a construir o município. Em seguida, aproveitou a presença do ex-vereador Juliano Ribeiro e teceu alguns comentários acerca do ex-prefeito João Manoel Ribeiro e sua família que também contribuíram muito com o desenvolvimento de Ronda Alta. Antão falou também sobre a situação política do país, quando fez duras críticas ao fato de que Michel Temer ainda ser o presidente do Brasil, mesmo com tantas provas contra ele. Concluindo, criticou o fato de que os municípios tenham que viver de emendas, sendo que seria uma obrigação dos governos Estadual e Federal disponibilizar o que é de direito da população, porém, se os vereadores não se mobilizarem os recursos não vêm.

Silvânio Roque Lucca destacou o saneamento básico do município
O vereador Lucca iniciou prestando solidariedade à família Vargas, pelo falecimento do Sr. José Pedro Vargas, ocorrido recentemente. Em seguida parabenizou a Associação Amigos de Santa Ana pela instalação da Casa de Acolhimento de Idosos Solar Santa Ana e pediu a colaboração da população através de doações. Falou sobre o saneamento básico do município, destacando, primeiro, a preocupação com o destino do lixo, enfatizando a importância da conscientização dos munícipes acerca da coleta seletiva. Comentou ainda sobre um projeto iniciado em 2014 que visa melhorias na distribuição de água no município que será concluído em breve haverá um investimento de mais de R$ 500 mil neste setor. Concluiu comentando sobre a Reforma Trabalhista e destacou que a sua aprovação é a volta da classe trabalhadora para o regime de escravidão.

José Fontana pediu providências em relação aos distritos industriais
O vereador Fontana também se solidarizou com a família Vargas, pelo passamento do Sr. José Pedro, e destacou sua importância para a história do município. Comentou sobre o Solar Santa Ana, quando parabenizou a administração pela iniciativa e destacou que trata-se de um belo projeto. Lembrou que em 2008, durante a gestão do ex-prefeito Luiz Liberatti, acompanhou o então chefe do Executivo em uma audiência com o Bispo, ocasião em foi discutida alguma forma de usufruir do Centro de Formação, porém o local já havia sido cedido para uma universidade e recordou que as tratativas continuaram mais tarde, porém não foi logrado êxito. Concluindo, falou sobre os distritos industriais, destacando que há tempos não vê nada de novo acontecendo nestes locais e solicitou que a administração se mobilize para que ao menos seja concluído o Distrito João Manoel Ribeiro para que seja possível oferecer aquele espaço para empresas interessadas.

A próxima sessão plenária ordinária será realizada na terça-feira, dia 18 de julho, às 19h. Participe!

 

Notícias

por Programa Interlegis — publicado 26/11/2014 09h00, última modificação 13/12/2019 09h34
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Notícias - Leia mais…

Notícias

por Programa Interlegis — publicado 26/11/2014 09h00, última modificação 14/07/2017 10h20
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Notícias - Leia mais…

Ações do documento