Realizada mais uma sessão plenária ordinária

por silvia — publicado 02/05/2018 15h45, última modificação 07/05/2018 15h55

Na sessão plenária ordinária de terça-feira, 24 de abril, foi tomado o  compromisso legal do 2º suplente de vereador da ‘Coligação Frente Rondaltense’, senhor Alfredo Nelson Jacobs, que ora assumia Cadeira no Legislativo Municipal, com a licença temporária do vereador Carlos Roberto Gavioli e ainda não compromissado.
Expediente: constaram as leituras das seguintes indicações propostas pela Bancada de Oposição:

Indicação 004/2018, que “indica ao Prefeito Municipal a realização de orçamento para conclusão do asfalto na Rua Miguel Beux até as imediações do Cemitério Municipal”.
Indicação 005/2018, que “indica ao Prefeito Municipal a construção de um viaduto nas interseções das Ruas Tiradentes e Belo Horizonte”.
Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 005, de 12 de abril de 2018, que “dispõe sobre a criação de cargos de provimento efetivo de Auxiliar Administrativo, Técnico em Manutenção de Máquinas II, Técnico em Informática, Assistente Social, altera Anexo I da Lei 579/92, suas alterações e dá outras providências” e Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 006, de 16 de abril de 2018, que “Autoriza a contratação temporária de 03 (três) Visitadores do PIM - Primeira Infância Melhor”.
Na ordem do dia foram apreciadas e aprovadas por unanimidade as indicações propostas pela Bancada de Oposição:

Indicação 001, que ‘indica ao Prefeito Municipal a colocação de placas indicativas de limitação de velocidade nas Avenidas XV de Novembro e Presidente Vargas e pintura das faixas de pedestres’.
Indicação 002, que ‘indica ao Prefeito Municipal a canalização pluvial e melhorias na Rua Paulo Sobrinho Celso, no loteamento de Luiz Paulo Celso, no Bairro Ipiranga’. Indicação 003, que ‘indica ao Prefeito Municipal o asfaltamento na parte final da Rua Ângelo Argenta, nas imediações do ginásio do Bairro Quiri’.
Indicação 004, que ‘indica ao Prefeito Municipal a realização de orçamento para conclusão do asfalto na Rua Miguel Beux até as imediações do cemitério municipal’.
Indicação 005, que ‘indica ao Prefeito Municipal a construção de um viaduto nas interseções das Ruas Tiradentes e Belo Horizonte’.

A sessão foi presidida pelo vereador José Fontana e secretariada pelo vereador Silvânio Roque Lucca. Participaram os demais edis com assento na Casa, sendo eles: Alfredo Nelson Jacobs, Antão Lindomar Pavoski, Luiz Antonio Gadini, Maria Loreci Caus, Moacir Orbak, Sidnei Nayssinho e Vitor Roque Cavazini.

Leia a seguir os pronunciamentos do grande expediente:

Antão Lindomar Pavoski falou sobre o aumento do quadro de pessoal
Deu boas-vindas ao suplente de vereador Alfredo Nelson Jacobs e relembrou a época em que foram colegas na Câmara. Falou que os projetos do prefeito são importantes, porém lembrou que o Chefe do Executivo prometeu zerar o desemprego em Ronda Alta, mas que o que se vê é o aumento de contratações dentro da prefeitura. Disse que este não é o caminho correto para diminuir o desemprego e acredita que quando o prefeito falava na campanha era com a intensão de gerar empregos a partir de empresas que viessem se instalar no município, o que não ocorreu até o momento. Destacou que daqui pouco mais de dois anos haverá eleições novamente e que as pessoas devem saber o que estão dizendo para não iludir o povo com promessas que depois não serão cumpridas. Ao concluir, o vereador falou sobre algumas estradas do interior, dentre elas a do Passo da Entrada, que está recebendo melhorias depois que passou a safra.

Sidnei Nayssinho disse que é preciso se ajustar as mudanças
“As críticas devem ser aceitas e assimiladas e as construtivas devem ser levadas ao Executivo para que dê resultado”, disse. Destacou que, de acordo com sua visão política, defende o prefeito e discorda com o pensamento de alguns colegas, pois é “fácil jogar pedra quando não se está no poder”. Explicou que o trabalho nas estradas atrasou porque a patrola precisou de conserto. Sobre a contratação de pessoal, lembrou das máquinas adquiridas recentemente, que não andam sozinhas, e frisou que não é somente nas obras que aumentou o serviço. O vereador falou ainda que quando se abre concurso estão sendo chamadas as pessoas que estão na lista de espera. Disse que talvez nem todas as indicações apresentadas na noite serão atendidas e que na Secretaria de Obras há um planejamento de atendimento, que é preciso aguardar. Lembrou a redução de secretarias e o esforço que o Executivo vem fazendo para reduzir os gastos. Concluiu dizendo que a maneira de administrar o município mudou e que é preciso se ajustar a estas mudanças.

Alfredo Nelson Jacobs fez um breve relato sobre o cenário político de antigamente
Demonstrou sua satisfação em poder retornar à Câmara de Vereadores, mesmo que por breves momentos. Fez um pequeno resgate de como era o cenário político antigamente e comparou com a atualidade. Enfatizou o legado de grande relevância que os prefeitos vão deixando aos munícipes no decorrer de suas administrações e concluiu lembrando o quanto é importante o vereador ir em busca de recursos para o município.

Maria Loreci Caús falou a manutenção das estradas
Em seu pronunciamento, a vereadora comentou sobre a dificuldade de manter as estradas em boas condições e destacou que a equipe de Obras está trabalhando nas imediações do Passo da Entrada e a previsão é de que ficará muito boa. No que se refere aos cargos, lembrou mais uma vez que o Executivo não tem medido esforços na intenção de enxugar a máquina pública e solicitou que a comissão responsável faça uma análise bem detalhada do Projeto nº 005, antes de colocá-lo em votação, para que sejam dirimidas todas as dúvidas que surgirem. Concluiu lembrando que falta menos de um mês para a realização da 12ª FECIATRA, evento que irá mostrar as potencialidades do município, e lembrou do intenso trabalho que a equipe da Secretaria de Obras vem fazendo no Parque Municipal.

José Fontana quer a redução dos Cargos de Confiança
Após dar as boas-vindas ao vereador Alfredo Nelson Jacobs, falou sobre a reforma administrativa, lembrando que até o momento viu pouca coisa do que foi anunciado na ocasião, principalmente no que diz respeito a redução do quadro de pessoal. Lembrou que até agora só viu o que causa sacrifício as partes, como a extinção do programa dos Agentes Comunitários de Saúde e a redução do repasse aos universitários. Falou que entram pedidos para a criação de mais cargos, mas não entrou ainda o pedido de extinção de secretarias. Enfatizou que gostaria de ver a diminuição de cargos de confiança, que em sua opinião está em número excessivo. Concluiu demonstrando o seu total repúdio acerca dos atos de vandalismo nas placas de sinalização de trânsito nas rodovias, que foram todas pichadas e não podem mais cumprir o seu propósito, que é alertar aos motoristas e evitar acidentes.

Silvânio Roque Lucca está preocupado com os casos de vandalismo ocorridos aos finais de semana
Sugeriu que todos os vereadores da Casa façam uma solicitação de que o Comando de Segurança Pública, que atualmente está localizado em Sarandi, possa fazer autuações nos finais de semana em Ronda Alta no intuito de minimizar os casos de desordem e vandalismo que vêm ocorrendo na cidade. Falou sobre a ótima safra deste ano e comentou sobre o clamor dos moradores da cidade no que diz respeito ao uso excessivo, e muitas vezes inadequado, dos produtos químicos, fator que vem provocando danos terríveis no perímetro urbano, dentre eles, casos de intoxicação, e também o aumento dos casos de câncer. Comentou também sobre as estradas, lembrando que um dos motivos do atraso foram os danos causados nas máquinas o que acarretou o acúmulo de serviço. Concluiu destacando o esforço do Executivo no que se refere aos ajustes que vêm sendo feitos no quadro de pessoal e a extinção de quatro secretarias.

Vitor Roque Cavazini disse que brigas e divisões não dão lucro ao município
Falou que prefeitos, vereadores, secretários, enfim, pessoas que trabalharam pelo município fizeram o melhor. Que ninguém quer sair sem fazer o melhor. Lembrou que antigamente era mais difícil trabalhar, pois o município tinha uma extensão maior. Disse que hoje há melhores condições, por isso deve-se trabalhar mais. Falou que quando se concorre a um cargo político deve-se falar o que pode fazer e não dar falsas promessas. Destacou que brigas e divisões políticas não dão lucro para o município e nem para as pessoas. Falou sobre a quantidade de casos de câncer em Ronda Alta, a demora para diagnosticar as doenças e o valor gasto por ano na área saúde. Parabenizou todos os vereadores pelas emendas conseguidas, pois é difícil acessar os ministérios. Concluiu dizendo que é preciso falar bem de Ronda Alta e brigar para resolver os problemas das pessoas, assim o município irá se desenvolver.

 

A próxima sessão plenária ordinária será dia 8 de maio, às 19h. Participe!