Realizada mais uma sessão plenária

por silvia — publicado 25/03/2019 16h44, última modificação 25/03/2019 16h44

A sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Ronda Alta ocorreu na noite de terça-feira, 19 de março. O encontro foi presidido pelo Presidente Moacir Orbak e secretariado pelo 1º Secretário, Silvânio Roque Lucca, e contou com a presença dos demais vereadores com assento na Casa, sendo eles: Antão Lindomar Pavoski, Carlos Roberto Gavioli, José Fontana, Juraci Lourdes Machado da Silva, Luiz Antonio Gadini, Sidnei Nayssinho e Silvanio Roque Lucca.

Ordem do dia:

Com o aval das bancadas e das comissões pertinentes, foram apreciadas e aprovadas por unanimidade as seguintes matérias:

Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 004, de 12 de fevereiro de 2019, que “autoriza a contratação temporária de Agentes de Combate a Endemias e dá outras providências”; 
Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 005, de 13 de fevereiro de 2019, que “disciplina a concessão do Alvará de Localização Provisório para o funcionamento e instalação de atividades econômicas e dá outras providências”;
Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 006, de 13 de fevereiro de 2019, que “autoriza a realização de despesas para a aquisição e instalação de aparelhos de ar condicionado à Delegacia de Polícia Civil de Ronda Alta e dá outras providências”;
Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 007, de 15 de fevereiro de 2019, que “altera a ementa, artigo 1º e inciso I da Lei Municipal nº. 1.939/2018 e dá outras providências”.

Confira abaixo os pronunciamentos do grande expediente:

Luiz Antônio Gadini criticou o modelo da Reforma da Previdência
Durante seu pronunciamento, o vereador Tonha Gadinio falou, mais uma vez, sobre a Reforma da Previdência e o que ela significa para os professores e funcionários públicos. Destacou o caso dos professores, que terão que ficar mais tempo em sala de aula, que a profissão é desvalorizada e que são os profissionais que mais enfrentam problemas de saúde como a depressão. Prosseguindo sua fala, Tonho destacou “espero que haja um trabalho forte dos deputados e que eles entendam que é uma judiaria o que se pretende fazer com os professores, sem falar das demais categorias, como a dos trabalhadores rurais. Num governo em que dois homens fortes, um é acusado de caixa 2, e o outro, que antes das eleições dizia que caixa 2 era pior que crime, porque mudava resultado de eleição, entra no governo como ministro e diz que caixa 2 não é problema, pode ser perdoado, um governo com candidaturas laranjas, envolvido com milícias propõe uma reforma da previdência nestes moldes. Não dá!”

Antão Lindomar Pavoski destacou a área da saúde
Ao utilizar a tribuna do grande expediente, o vereador Antão Lindomar Pavoski iniciou comentando sobre a saúde, que, para ele, é um setor tao delicado quanto o da educação, pois uma complementa a outra e lembrou as conquistas alcançadas nestas duas áreas no decorrer dos anos. Prosseguindo, Pavoski relembrou que em 1985 foi iniciada uma nova etapa e um novo jeito de fazer saúde no município e que o modelo escolhido foi copiado do hoje Ministro Osmar Terra, que na época era prefeito de Santa Rosa. “Deu tão certo que logo surgiu o Hospital da ATRA, que funciona muito bem, às vezes enfrenta dificuldades, mas sempre prestou um bom trabalho. Há um mês precisei fazer uma cirurgia muito delicada, e aproveito a oportunidade para falar também da Associação Hospitalar Ronda Alta, local em que fui muito bem atendido, com atendimento de primeira geração, sendo que me atenderam médicos dos municípios de Passo Fundo e Sarandi. Inclusive, durante os dias que estive internado estes médicos comentaram comigo que Ronda Alta é pioneira em relação a saúde de baixa e média complexidade, não ficando atrás dos grandes centros. Quero aqui nesta oportunidade fazer meu agradecimento à direção do hospital, aos médicos e a todos os profissionais. Será uma luta longa, mas com certeza irei superar. Sou companheiro deste município. Todos conhecem a minha história e sinto orgulho de fazer parte da classe política da cidade que me acolheu, de participar dos debates, sempre respeitando o jeito de cada um. Este foi meu comportamento durante a vida toda, tanto na política quanto fora dela”. O vereador concluiu falando sobre a Reforma da Previdência.

Silvânio Roque Lucca quer providências em relação ao sinal da Operadora Vivo
O vereador Lucca também se manifestou no grande expediente, quando destacou que reconhece a necessidade de se fazer ajustes na previdência, mas lembrou que, historicamente, no Brasil, quando a crise vem é sempre recorrente atacar os trabalhadores e retirar deles seus direitos para sanar questões de economia. Concorda que é justo alguns ajustes, mas também é necessário se pensar no corte dos privilégios e ser feita uma reforma nos poderes constituídos. Continuando, Lucca comentou que tem recebido vários reclamações acerca do sinal da Vivo em Ronda Alta e convidou os colegas para que juntos encaminhem uma Nota de Repúdio à operadora que vem prestando um péssimo serviço à comunidade rondaltense. O vereador também falou sobre um projeto de expansão da internet no meio rural, fator este de extrema importância, pois assim a probabilidade de os jovens migrarem para a cidade fica reduzida. Sobre o setor de segurança pública, Lucca demonstrou sua satisfação com o início da instalação das câmeras de videomonitoramento na cidade, iniciativa que visa dar mais segurança para a população e diminuir o índice de criminalidade. A previsão é que o serviço de instalação seja concluído até o final desta semana. Lucca concluiu a sua fala comentando sobre a importância dos setores de saúde e educação do município.

Vitor Roque Cavazini disse que é preciso cuidar bem das estradas
Durante seu pronunciamento, o vereador Vitor Cavazini comentou sobre o Cartório Eleitoral, lembrando que ainda não foi feito um trabalho efetivo para que ele continue em Ronda Alta. Sobre o sinal da Vivo, o vereador destacou que é um problema cobrado todos os dias pelos moradores da cidade e do interior. Comentou ainda sobre a permanência dos jovens no meio rural, por isso a importância de uma boa internet e também de uma boa fonte de renda, lembrando que faz mais de ano que o produtor rural não tem sobra de dinheiro na bacia leiteira. Continuando, Vitor comentou que a colheita está aí e que é preciso cuidar muito bem das estradas, não somente na época da safra, mas sim o ano todo. Disse que tem consciência que o trabalho foi comprometido devido às chuvas e que algumas máquinas quebraram, mas que após passar este período as equipes podem se preparar para o futuro. “Uma administração se faz com um ajudando o outro. Se fôssemos aqui falar sobre tudo o que aconteceu no passado iríamos nos envergonhar. Vamos, todos nós vereadores, situação e oposição, nos unirmos para pensarmos em preparar uma casa para 2021 para que o próximo prefeito e os próximos vereadores se orgulhem de terem assumido o poder. Se briga e discussões dessem certo Ronda Alta seria o município mais rico do país. Vamos fazer o melhor sempre para aquelas pessoas que confiaram em nós”.

Sidnei Nayssinho rebateu críticas recebidas da oposição
O vereador Baixinho também se manifestou. Ele iniciou comentando que a Tribuna da Câmara é o lugar das discussões. “Não podemos achar que o que falamos pode estar certo. Já ouvi em programas de rádio críticas de que a administração tinha um monte de máquinas quebradas. Vamos ir até o local verificar? Vamos com calma! Tivemos sim que alugar uma patrola, porque uma deu problema. Estamos com a outra em atividade. Choveu muito. As estradas devem ser recuperadas. Concordo que não pode ser só na safra. Ouço este discurso desde que era oposição. O trabalho começa a ser feito em um lado e já começam as demandas no outro lado, pois o município é grande. A natureza não podemos segurar. Quantos dias tivemos de chuva nas últimas semanas? Acho que o secretário deve ser cobrado sim, mas é bom ir até ele e conversar, porque a impressão que se tem é que o Município não tem máquinas para trabalhar. A draga, por exemplo, precisou ser desmontada, pois ela já tem mais de 6 mil horas trabalhadas e necessita de reparos. Então, vamos ter cuidado, pois somente falar sem ir verificar a situação não dá.  Antes não tinha máquinas, mas agora tem. E as que tinham no passado, de as de hoje dão problema, imagina as de anos atrás. Então, pra concluir, quero dizer que em algumas coisas meus colegas têm razão sim, mas é necessário ter cuidado e ir primeiro verificar o problema na raiz. É preciso conversar com os secretários, pois são eles que estão por dentro das ações desenvolvidas nas secretarias e podem dar as respostas corretas”. Baixinho concluiu lembrando que todos os vereadores devem se unir em busca de recursos para o município, não importa o partido que esteja no comando.

 José Fontana lembrou que as críticas sempre existiram e que fazem parte do processo democrático
O último a utilizar a tribuna do grande expediente foi o vereador Fontana, que iniciou destacando que é preciso compreender que a crítica faz parte do processo democrático e ela sempre existiu. “Vocês lembram quando o PT ganhou as eleições no passado? O que foi feito com o ex-prefeito João Manoel? Lembram o que o Osmar sofreu de críticas nos oito anos em que foi prefeito? Da mesma forma o Liberatti e nós, quando fomos governo? Lembro que, aqui nesta tribuna, diversas vezes fui duramente criticado por causa da Rua Rio Branco, mas aquela via, no entanto, continua igual estava há seis anos. Não foi dito na rádio que todo o maquinário está sucateado, mas sim que algumas máquinas estavam com problemas. Por acaso é mentira que as estradas estão com problemas? A estrada do Passo da Entrada, por exemplo, muitas vezes foi alvo de críticas. Como ela está hoje? O que foi feito de diferente? Nada. A mesma coisa de sempre. Então, precisamos compreender que a crítica faz parte e nós estamos aqui, na condição de vereadores, para acompanhar, fiscalizar, para fazer elogios, mas também para fazer críticas quando necessário. Quanto a iluminação pública, quem sai à noite percebe que tem problemas. Quantos pontos estão às escuras? Vários. Durante meu governo também fui criticado quanto a quantidade de funcionários na Prefeitura, mas agora este número está maior. Sabemos que nada é perfeito e nem tudo pode ser resolvido. No caso das estradas houve um atraso. Sabemos que o tempo atrapalhou, que algumas máquinas deram problema, mas o que foi comentado é que havia duas máquinas há meses que estava quebrada. No meu governo também fomos criticados quando fizemos financiamento para asfaltamento, mas e agora, não foi feito novamente financiamento para esta finalidade? Então esta é a reflexão que quero fazer neste momento e destacar, mais uma vez, que nós vereadores devemos ser a voz da comunidade, e é isso que estamos e iremos continuar fazendo.

 A próxima sessão plenária ordinária será realizada na terça-feira, dia 26 de março, às 19h. Participe!