Realizada a IX Conferência municipal de Saúde de Ronda Alta

por Morgana publicado 03/04/2023 10h52, última modificação 03/04/2023 10h52

O centro de formação Roseli foi palco para a 9° Conferência Municipal de Saúde, ocorrida no dia 31/03.

A conferência é um importante espaço que busca observar o contexto operacional e de políticas públicas relacionadas à saúde dentro do município.

Nesse ano o tema da conferência foi “Garantir Direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Para tratar do tema o evento contou com a coordenação geral do diretor administrativo do Hospital dos Trabalhadores de Ronda Alta (ATRA), Severino José Balbinot, que destacou a importância doa investimentos no SUS para a promoção da saúde de forma ampla.

Ainda o ex-Secretário da saúde, Paulo Roberto Oliveira Fernandes, ressaltou que realizar a conferência é um meio de analisar e melhorar a prestação do serviço no município.

Representando o poder legislativo, o vereador Silvanio Roque Lucca fez uso da palavra e mencionou diversos pontos que merecem atenção do poder público para que a população possa ser melhor atendida, bem como apresentou um pouco do contexto nacional de investimentos no SUS. O vereador Lucca agradeceu o espaço, pois assim, em conjunto, podem ser construídas propostas que beneficiam a população.

O evento contou ainda com a presença de representantes de entidades locais, integrantes da comunidade, do atual secretário da saúde Nédio Antônio Valduga, da presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Liamara Barreto Fortes, da extensionista da EMATER Marli Bernardi, do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Vilmar Dotto, do vice-prefeito Jackson Luis Bertocchi, de servidores públicos municipais e demais interessados nos assuntos abordados.