Informativo do Poder Legislativo de Ronda Alta

por silvia — publicado 14/03/2018 16h19, última modificação 14/03/2018 16h19

Os Vereadores rondaltenses reuniram-se na noite de terça-feira, 13 de março, oportunidade em que realizaram mais uma sessão plenária ordinária. Sob a presidência do Vereador José Fontana e secretariada pelo Vereador Silvânio Roque Lucca, o encontro contou ainda com a presença dos demais edis com assento na Casa, sendo eles: Antão Lindomar Pavoski, Carlos Roberto Gavioli, Luiz Antônio Gadini, Maria Loreci Caús, Moacir Orbak, Sidnei Nayssinho e Vitor Roque Cavazini.
Após os trâmites regimentais, o presidente deu abertura ao grande expediente. Confira abaixo os pronunciamentos da noite:

Antão enfatizou a parceria com o Deputado Giovani Cherini
O Vereador Antão destacou a emenda encaminhada pelo deputado Giovani Cherini, no valor de R$ 200 mil, recebida na última segunda-feira, para a compra de equipamentos hospitalares. Enfatizou, mais uma vez, a amizade e parceria que tem com o parlamentar e lembrou dos recursos que o referido encaminhou ao município nos últimos quatro anos, destacando a importância de se fazer uma boa política, assim a população é beneficiada. Falou ainda que logo vêm as Eleições 2018 e que espera que este ano sejam escolhidas pessoas que realmente se preocupam com o povo brasileiro. Ao finalizar, o vereador fez um breve resumo da conjuntura nacional das últimas décadas.

Silvânio destacou que os poderes constituídos têm feito de tudo para derrotar a democracia
Lucca iniciou falando sobre o Encontro Municipal de Mulheres e lembrou os direitos conquistados pelas mulheres no decorrer dos anos, enfatizando que há muita luta pela frente, tanto na manutenção dos direitos já adquiridos, quanto na conquista de outros pleitos. Prosseguindo, falou sobre a política a nível nacional e demonstrou sua preocupação com o rumo que o país vem tomando e o risco de uma Ditadura Militar, já que “os poderes constituídos têm feito de tudo para derrotar a democracia”. A nível municipal, Silvânio destacou a depredação do patrimônio público, na cidade e interior, e disse que espera que o Governo do Estado promova melhorias no setor da segurança para que estes delitos possam ser evitados.

“Roubou, tem que pagar, independente de partido”, disse o Vereador Carlos Roberto Gavioli
Entre vários assuntos, Carlinhos falou sobre o Passo da Entrada, pois além dos casos de depredação o local está precisando de atenção especial, principalmente no que se refere as instalações elétricas, postes e fios, uma vez que muitos estão danificados e oferecem riscos aos usuários. Comentou que ele e o colega Fontana estiveram em Palmeira das Missões, onde entregaram no DAER um ofício em nome do Legislativo, solicitando mais sinalização indicando a curva próxima a Linha Gramado, em Rondinha. O pedido foi prontamente atendido. Sobre a depredação das paradas de ônibus, falou que isto sempre aconteceu, que seria bom fazer com material mais resistente, porém, mesmo assim, os atos de vandalismo acontecem. Concluiu falando sobre a situação do país, que gostaria de ver todos os corruptos presos e que “não tem político de estimação, roubou tem que pagar, independente de partido”.

Maria Loreci Caús ressaltou a importância da mulher
A Vereadora Loreci primeiramente falou sobre o Encontro Municipal de Mulheres, evento que reuniu mais de 450 mulheres, proporcionado a todas, momentos de lazer, cultura e diversão. Destacou a importância do trabalho da mulher na sociedade, pois ela sempre está em busca de seus direitos e não desanima no primeiro obstáculo. Sobre a 12ª FECIATRA, Loreci comentou que esteve, juntamente com outros representantes da comissão, divulgando o evento em Não-Me-Toque, Victor Graeff e Carazinho. Sobre a EXPODIRETO, destacou a importância do setor agrícola, lembrando que as empresas estão indo em busca de qualificação para depois repassar aos agricultores as novas tecnologias. Concluiu dizendo que os agricultores são exemplo para toda a sociedade.

Vitor Roque Cavazini disse que os agricultores são verdadeiros heróis
O Vereador Vitor Cavazini agradeceu e parabenizou a equipe que organizou o Encontro Municipal de Mulheres. Parabenizou as mulheres pela passagem de seu dia e destacou sua importância em todos os setores da sociedade. A nível nacional, disse que o que mais o assusta é o fato de lideranças de 30 anos chamando outros de ladrão, mas quando estão no poder, fazem igual ou pior com os impostos produzidos pelo povo. Lembrou que partido não rouba, mas sim as pessoas que estão lá e que se envergonha de quem defende ladrão. Destacou que os agricultores são heróis, que sempre se falou em seguro agrícola, mas que não foi feito, e que Proagro sempre existiu, mas está cada vez pior. Concluiu pedindo que a Secretaria de Obras verifique algumas estradas que ainda não receberam melhorias para a safra e a falta de iluminação em algumas ruas da cidade.

José Fontana fez alguns questionamentos acerca de reforma administrativa municipal
O Vereador José Fontana iniciou falando sobre a reforma administrativa anunciada pelo Prefeito Municipal, destacando que concorda em grande parte com as medidas anunciadas, porém, não sabe porque ainda não chegou até o Legislativo nenhum projeto para efetivar o que foi anunciado, ou seja, extinção de secretarias e a criação de departamentos. Comentou ainda, que entre as medidas, havia a demissão de CCs, porém recentemente houve nomeação em alguns destes cargos, o que não contribui com a redução de despesas anunciada. Entende que para haver economia, deveria se esperar um prazo maior para novas contratações. Fontana concluiu comentando acerca da conjuntura nacional, os esquemas de corrupção e os desvios milionários de recursos em vários setores. Disse ainda que o que o deixa mais esperançoso é que os criminosos do colarinho branco estão, pouco a pouco, sendo condenados e indo para a prisão.

OBS: as manifestações na íntegra encontram-se registradas no sistema de som da Câmara Municipal.

A próxima sessão plenária ordinária será realizada terça-feira, 20 de março, às 19h. Participe!