Informativo da Câmara de Vereadores de Ronda Alta

por silvia — publicado 31/05/2017 15h42, última modificação 14/07/2017 10h40

Informativo da Câmara de Vereadores de Ronda Alta

Na noite de terça-feira, dia 30 de maio, foi realizada mais uma sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Ronda Alta.

Expediente
Foi feita a leitura das seguintes matérias: Ofício nº. 013, de 30 de maio de 2017, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, “solicitando ao Poder Legislativo a indicação de um membro suplente e um titular, para compor a  comissão de trabalho com vista a criação do Plano Diretor do Município”;  Ofício de Gabinete nº. 122, de 25 de maio de 2017, através do qual é apresentado o Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 019/2017, que “trata do Plano Plurianual - PPA, para o quadriênio 2018-2021, requerendo-se sua regular tramitação e aprovação”; Ofícios de Gabinete números 120,124 e 125/2017, reportando-se aos Pedidos de Informações da Bancada de Oposição de números 002, 003 e 004/2017;  Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 019, de 25 de maio de 2017, que ‘dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2018-2021 e dá outras providências’.

Ordem do dia
Foi deliberado que o vereador Vitor Roque Cavazini será o membro titular e o vereador Silvanio Roque Lucca o membro suplente para compor a comissão de elaboração do Plano Diretor do Município.
A próxima sessão será realizada na terça-feira, dia 13 de junho, às 19h.

Confira a seguir as manifestações do grande expediente:

Chico Rigo disse que “a justiça deveria ser igual para todos”
O vereador Chico Rigo iniciou falando sobre o Projeto Vereador Mirim, quando demonstrou sua satisfação de poder dar continuidade a este projeto iniciado em 2013 e destacou a importância da participação dos jovens na política. Falou também sobre a importância dos partidos políticos e deu a sua opinião acerca do que vem ocorrendo no país: “eu gostaria que aqueles que falaram tanto do PT se manifestassem acerca do que o presidente Temer vem fazendo. Ele vem tendo atitudes de ditador. A mudança do Ministro da Justiça já refletiu dentro da Polícia Federal e do Supremo. Não tenho dúvidas de que irão se manter no governo. Então faço a pergunta: será que é o PT o problema do Brasil?” Ao concluir, Chico Rigo disse que a justiça deveria ser para todos, mas não é o que se vê, pois as decisões têm um lado sim, destacou a falta de preparo do Juiz Sérgio Moro ao interrogar o ex-presidente Lula e finalizou dizendo que quem merece deve ser punido.

Antão Lindomar Pavoski falou sobre a corrupção no Brasil
Antão Pavoski falou a recontratação dos agentes comunitários de saúde, que haviam sido demitidos sem explicações, e demonstrou que ficou satisfeito, pois são profissionais que fazem um ótimo trabalho. Comentou sobre as mudanças no nível de insalubridade dos funcionários, lembrando que antigamente os servidores entraram na justiça e ganharam a causa. Disse que peritos podem se enganar e dar conflito de dados e gostaria de saber porque o prefeito não tomou a medida de descontar ainda no ano passado, logo depois que saiu o resultado: “o prefeito deveria ter tomado estas medidas antes das eleições, já que os pareceres dos peritos e do Tribunal de Contas saíram ainda no ano passado, por que não fez?” Antão finalizou seu discurso falando sobre a roubalheira no país, disse que deveria ter votado em branco nas últimas eleições para presidente, que Dilma maquiou a situação do país para passar boa imagem antes do pleito, que quem não deve não teme e que gostaria de ouvir os companheiros de Lula e Dilma assumirem que ambos são ladrões, assim como os demais.

“Cada vez me convenço mais que a Dilma foi destituída de forma brutal”, destacou Silvânio Lucca
Ao utilizar a tribuna, o vereador Silvânio Lucca comentou sobre os prejuízos causados na área agrícola, propriedades rurais e estradas, causados pelo excesso de chuvas. Falou sobre laudo de insalubridade dos funcionários lembrando que devem ser feitos ajustes, a exemplo do que já ocorreu em administrações passadas. Sobre a política nacional, Lucca enfatizou que foi formada uma quadrilha para tirar uma presidente legítima e que até agora nada foi provado contra ela, que inclusive foi pressionada para barrar investigações de corrupção que há anos corrói o Brasil. Disse ainda que alguns parlamentares, inclusive o presidente Temer, querem a troca de comando na PF justamente para barrar a Lava Jato “mas, por que barrar a investigação se o interesse é acabar com a corrupção? Cada dia que passa me convenço mais que a nossa presidente foi destituída de forma brutal. Se ela tivesse a oportunidade de concluir seu governo, ela iria sim limpar este país. Falam tanto do PT, mas se não votássemos neles, iríamos votar em quem? Naquele que construiu aeroporto em terras da família? Naquele que desviou R$ 2 milhões recentemente? Acho que precisamos analisar em quem acreditar neste momento”.

José Fontana destacou que Dilma, Lula e Temer tentaram sim barrar a Lava Jato
O vereador José Fontana iniciou comentando a falta de sensibilidade do Poder Público no que diz respeito ao atendimento na área da saúde, destacando que na segunda-feira, perto das 13h30min, mais de 40 pessoas se aglomeravam em frente à Clínica Municipal aguardando atendimento, e solicitou que esta atitude seja revista e que o local fique aberto para abrigar da chuva e do frio estas pessoas que precisam de atendimento. Sobre a situação do país, Fontana acredita que Temer irá cair pelo processo eleitoral. Disse ainda que Lula, Dilma e Temer tentaram sim barrar a Lava Jato, e que a verdade deve ser dita. Lembrou do Movimento Fora Dilma, a maior manifestação do Brasil, ocorrido de maneira pacífica, ao contrário do que aconteceu recentemente em Brasília, quando houve destruição do patrimônio público: “o pior foi ouvir pessoas dizendo que os baderneiros que estavam lá foram infiltrados pelo governo para criar tumulto. Isso é subestimar a inteligência das pessoas. O que houve lá foi baderna sim, e isso mostra a diferença que tem entre quem queria o Fora Dilma e quem quer o Fora Temer. As manifestações devem ser feitas com respeito para que sejam respeitadas”.

Tonho disse que “é preciso ter prova documental para condenar alguém, não apenas suposições”
Ao usar a palavra, o vereador Tonho Gadini destacou que gostou do retorno do projeto Vereador Mirim, pois é preciso trabalhar a importância da política na vida das pessoas. “Hoje político é sinônimo de falcatrua, ladrão, conceito este vendido pela grande mídia, que historicamente foi contra o Partido dos Trabalhadores, sendo que é a melhor forma de se dizer ‘colocamos todo mundo no mesmo saco’. Tem sim ladrão em todos os partidos, mas até que não apareçam provas documentais de que foi o Lula ou foi a Dilma que fizeram, eu irei continuar defendendo os dois. Devem haver provas documentais, não suposições. Contra Aécio Neves existem provas, essa é a diferença”. Tonho comentou ainda sobre o laudo de insalubridade dos funcionários, que sempre foi sindicalista e que sempre estará ao lado dos funcionários, desde que seja dentro da lei. Concluindo, falou sobre os protestos Fora Dilma, que foram tranquilos sim, mas que eram puxados por Aécio Neves e tantos outros que já há provas de que roubaram e estavam lá no movimento contra a corrupção.

“Só quem não enxerga mesmo para defender esta quadrilha”, destacou o vereador Moacir
O vereador Moacir Orbach também utilizou o grande expediente, quando falou sobre a situação dos agricultores devido às fortes chuvas dos últimos dias. Destacou os problemas enfrentados na Rua Belo Horizonte que está cheia de buracos e da estrada que dá acesso ao Matadouro Ataíde, que está em situação absurda, sendo que o trabalho não foi feito da maneira correta. Sobre a Belo Horizonte, Motcho disse que fez um pedido ao deputado Sossella para que o meio do asfalto seja fechado em forma de rótula, o que irá oportunizar mais segurança aos usuários. Disse ainda que o funcionário do DAER, Pedro Wesphalen, garantiu que esta melhoria será realizada. Sobre a política nacional, lembrou de quando era do Partido dos Trabalhadores quando ele e o colega Antão diziam que quem roubasse eles mesmos iriam prender. “A fazenda do coronel deveria ser invadida, porque até hoje não ficou esclarecido de quem é, e se não é de ninguém pra que deixar tanto dinheiro público desperdiçado? Só quem não enxerga mesmo para defender essa quadrilha. Isso é um absurdo”.

Vitor Roque Cavazini pediu mais incentivo aos agricultores
O presidente do legislativo, Vitor Roque Cavazini iniciou falando sobre o projeto Vereador Mirim, sua importância e que tal iniciativa possibilita que os jovens aprendam desde cedo a melhor maneira de fazer o bem para as pessoas. Falou sobre a quantidade de chuva dos últimos dias, causando prejuízos na cidade e interior. Lembrou que os poderes vão em busca de recursos para o município, mas que é preciso também buscar recursos para melhorar as propriedades do interior, pois o prejuízo foi grande. Sobre a justiça, Vitor disse que é possível perceber sim as diferentes formas de tratamento. Na questão política, o vereador destacou que cada governo tem seus interesses próprios, alguns anistiam dívidas de outros países e esquecem dos estados, municípios e produtores rurais. Falou ainda que foram criados vários programas sociais, mas que isso não é desculpa para roubar do povo como vem acontecendo. Criticou quem defende dizendo sobre falta de provas, destacando que estas são evidentes, pois há políticos eleitos pela população que em 10 anos enriqueceram junto com suas famílias. Disse ainda que é preciso ter a consciência limpa e o poder de cobrar dos corruptos que devem pedir perdão ao povo brasileiro e devolver o que roubaram da população brasileira. Concluindo, o presidente manifestou seu total apoio aos funcionários no que se refere ao laudo de insalubridade.