Informativo da Câmara de Vereadores de Ronda Alta

por silvia — publicado 12/07/2017 15h45, última modificação 14/07/2017 10h52

Na última terça-feira, 11 de julho, foi realizada mais uma sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Ronda Alta, presidida pelo vereador Vitor Roque Cavazini e secretariada pelo 1º secretário, Carlos Roberto Gavioli. Antes de abrir a sessão, que contou ainda com a participação dos vereadores Antão Lindomar Pavoski,  Eliomar José Rigo, Luiz Antonio Gadini, José Fontana, Moacir Orbak,  Sidnei Nayssinho e Silvanio Roque Lucca, o presidente Vitor fez uma breve homenagem à família Vargas, que recentemente perdeu seu ente querido, Sr. José Pedro Vargas, e pediu um minuto de silêncio em sua memória.
Prosseguindo os trabalhos, foi realizada a leitura do Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 026, de 07 de julho de 2017, que “autoriza a contratação temporária de 01 (um) psicólogo e dá outras providências” e da Mensagem Retificativa ao Projeto de Lei nº. 020/2017, que “autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com garantia da União e dá outras providências”.
Em seguida foi apreciado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei do Executivo Municipal nº. 023, de 13 de junho de 2017, que “autoriza a adesão do município de Ronda Alta ao Programa Nacional de Melhoria de Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ, Cria Núcleo de Apoio a Atenção Básica - NAAB, autoriza a contratação emergencial de pessoal por tempo determinado para atender necessidade de excepcional interesse público e dá outras providências”.
Durante o pequeno expediente os vereadores Moacir Orbak, Eliomar José Rigo, Sidnei Nayssinho, Carlos Roberto Gavioli e o presidente Vitor Cavazini parabenizaram todos os envolvidos na instalação da Casa de Acolhimento de Idosos Solar Santa Ana, destacaram a importância daquele local para a comunidade e pediram a colaboração da comunidade para a sua manutenção.

Em seguida, no grande expediente, ocorreram os seguintes pronunciamentos:

Luiz Antônio Gadini falou sobre as isenções fiscais no estado
Tonho Gadini parabenizou os envolvidos no processo de instalação do Solar Santa Ana e solicitou a colaboração da comunidade para a sua manutenção. Comentou sobre emenda liberada pelo Deputado Paulo Pimenta, no valor de R$ 150 mil, que estão empenhados para a área da saúde. Teceu duras críticas acerca da maneira como a Reforma Trabalhista vem sendo conduzida e finalizou comentando sobre a caixa preta das isenções fiscais para grandes empresas no estado do Rio Grande do Sul, situação que precisa ser revista, pois chegam a R$ 9 bilhões por ano, que poderiam ser investidos na melhoria da educação, da segurança pública, entre outros setores.

Antão Pavoski criticou o fato de Michel Temer permanecer na presidência
O vereador Antão manifestou seu pesar pelo falecimento do Sr. José Pedro Vargas, lembrando que ele, juntamente com sua família, ajudou a construir o município. Em seguida, aproveitou a presença do ex-vereador Juliano Ribeiro e teceu alguns comentários acerca do ex-prefeito João Manoel Ribeiro e sua família que também contribuíram muito com o desenvolvimento de Ronda Alta. Antão falou também sobre a situação política do país, quando fez duras críticas ao fato de que Michel Temer ainda ser o presidente do Brasil, mesmo com tantas provas contra ele. Concluindo, criticou o fato de que os municípios tenham que viver de emendas, sendo que seria uma obrigação dos governos Estadual e Federal disponibilizar o que é de direito da população, porém, se os vereadores não se mobilizarem os recursos não vêm.

Silvânio Roque Lucca destacou o saneamento básico do município
O vereador Lucca iniciou prestando solidariedade à família Vargas, pelo falecimento do Sr. José Pedro Vargas, ocorrido recentemente. Em seguida parabenizou a Associação Amigos de Santa Ana pela instalação da Casa de Acolhimento de Idosos Solar Santa Ana e pediu a colaboração da população através de doações. Falou sobre o saneamento básico do município, destacando, primeiro, a preocupação com o destino do lixo, enfatizando a importância da conscientização dos munícipes acerca da coleta seletiva. Comentou ainda sobre um projeto iniciado em 2014 que visa melhorias na distribuição de água no município que será concluído em breve haverá um investimento de mais de R$ 500 mil neste setor. Concluiu comentando sobre a Reforma Trabalhista e destacou que a sua aprovação é a volta da classe trabalhadora para o regime de escravidão.

José Fontana pediu providências em relação aos distritos industriais
O vereador Fontana também se solidarizou com a família Vargas, pelo passamento do Sr. José Pedro, e destacou sua importância para a história do município. Comentou sobre o Solar Santa Ana, quando parabenizou a administração pela iniciativa e destacou que trata-se de um belo projeto. Lembrou que em 2008, durante a gestão do ex-prefeito Luiz Liberatti, acompanhou o então chefe do Executivo em uma audiência com o Bispo, ocasião em foi discutida alguma forma de usufruir do Centro de Formação, porém o local já havia sido cedido para uma universidade e recordou que as tratativas continuaram mais tarde, porém não foi logrado êxito. Concluindo, falou sobre os distritos industriais, destacando que há tempos não vê nada de novo acontecendo nestes locais e solicitou que a administração se mobilize para que ao menos seja concluído o Distrito João Manoel Ribeiro para que seja possível oferecer aquele espaço para empresas interessadas.

A próxima sessão plenária ordinária será realizada na terça-feira, dia 18 de julho, às 19h. Participe!