A Câmara de Vereadores de Ronda Alta está passando por uma fase de informatização dos trabalhos

por silvia — publicado 18/10/2018 09h15, última modificação 09/09/2019 22h02
Informatização do legislativo

Esta é uma das mudanças que já pode ser observada durante as sessões.
Com o uso da informática será possível diminuir o número de cópias do material de expediente, entregue aos vereadores. Além disso, a iniciativa visa aumentar a agilidade do processo legislativo, de forma que todas as proposições, projetos e outros documentos possam ser acessados rapidamente, sem a necessidade de consumir grandes quantidades de papel.
Esta fase contará ainda com a disponibilização de um novo site e de um Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, ambos oferecidos através do Programa Interlegis, do Senado Federal, de forma gratuita às Casas Legislativas.
O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares e acompanhem o processo legislativo. O sistema possibilita o protocolo e a tramitação das matérias legislativas, a organização das sessões plenárias e a consulta de informações sobre a mesa diretora, as comissões, os parlamentares, a ordem do dia, as votações, dentre outras.
Através desses recursos, a Câmara tenciona tornar o processo legislativo mais transparente e acessível, além de adequá-lo às exigências do Tribunal de Contas.
A informatização da Casa é um grande avanço e deve ter continuidade após a mudança da Câmara para a nova sede, prevista para o próximo ano.